terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Cinema de Ação no Brasil

O cinema de ação no Brasil começou de forma modesta, estreando na década de 60 e perdendo um pouco a expressão na década seguinte, só voltando com força em 2002 com Cidade de Deus. Abaixo há uma pequena retrospectiva dos quatro filmes de maior destaque no cinema de ação no Brasil. Vale ressaltar que ultimamente ganhou grande força, devido à exposição de fatos de grande relevância no cotidiano do povo brasileiro, passando por temas como situação financeira e social, corrupção, política, drogas etc. Os filmes serviram como verdadeiras denuncias do contexto em que o brasileiro se insere, realçando um país ainda apregoado no maniqueísmo.

1962: Assalto ao Trem Pagador
O primeiro filme do gênero ação de grande relevância foi Assalto ao Trem Pagador, dirigido por Roberto Farias, baseado em fatos reais. Conta a história de um grupo de seis homens, que assalta o trem pagador da estrada de ferro Central do Brasil. Que apesar de decidirem não gastar o dinheiro para encobrir o roubo, um dos assaltantes se rende ao luxo da zona sul. O filme causou um grande impacto na sociedade, devido ao seu forte realismo (como exemplos: o vagão usado é o mesmo do assalto real, os tiros foram de verdade, alguns atores coadjuvantes presenciaram o assalto, entre outras coisas). O filme foi premiado 13 (treze) vezes, em diversas categorias.

1977: Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia
É um filme dirigido por Hector Babenco, baseado em um livro de José Louzeiro (coautor do roteiro), também fundamentado em fatos reais. O filme conta história de Lúcio Flávio, bandido da década de 70, que ficou conhecido nacionalmente por seus assaltos a bancos e posteriores fugas espetaculares. Retrata também o lato político da vida do assaltante em plena ditadura militar. Uma das cenas mais fortes do filme é quando o protagonista é preso e torturado, entretanto consegue fugir.

2002: Cidade de Deus
Com direção de Fernando Meirelles, Cidade de Deus, baseia-se na história de Buscapé (interpretado por Alexandre Rodrigues), um jovem pobre e negro, que cresce rodeado de muita pobreza e violência, em uma família pouco estruturada. Cidade de Deus é o nome da favela que Buscapé mora, conhecido como um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro (local onde se passa o filme). Apesar de tudo indicar para um futuro de fracasso, o garoto deposita no seu talento para a fotografia toda a sua realidade castigada pelo destino e começa a fotografar a favela onde vive, analisando o dia-a-dia do seu povo.

2007 e 2011: Tropa de Elite
É um filme de José Padilha, que tem como foco de discussão a violência urbana no Rio de Janeiro, associado com as ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O filme abre grande debate acerca de diversos temas que rodeiam o assunto principal, como política, suborno, corrupção, problemas sociais, pobreza, drogas, entre diversos outros. Os dois filmes ganharam grande repercussão, o primeiro antes mesmo do seu lançamento no cinema, já que vazou para o mercado pirata. E, conquistou prêmios, como o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim, em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine!