quinta-feira, 25 de abril de 2013

Homens se travestem para protestar


Uma cora­josa cam­pa­nha viral na inter­net está pro­tes­tando a favor da igual­dade de gênero no Irã. O grupo no Facebook “Kurd Men For Equality” reúne fotos de homens tra­ves­ti­dos para afron­tar as ideias con­ser­va­do­ras sobre mas­cu­li­ni­dade e feminilidade.
Cerca de 150 homens cur­dos já fize­ram este “pro­testo cros­s­dres­ser” em res­posta a uma puni­ção apli­cada na pro­vín­cia de Marivan, que obriga homens con­de­na­dos a andar pelas ruas com rou­pas de mulher. Essa puni­ção tem como obje­tivo a puni­ção pela humilhação.
A cam­pa­nha Kurd Men For Equality quer mos­trar que ser mulher não é algo humi­lhante. Segundo o site GayStarNews, a humi­lha­ção pública é uma puni­ção comum no Irã. No entanto, esta é a pri­meira vez que um homem foi obri­gado a se ves­tir com uma tra­di­ci­o­nal ves­ti­menta femi­nina e andar pelas ruas.
A orga­ni­za­ção femi­nista Marivan Women’s Community pro­tes­tou con­tra a con­de­na­ção e foi às ruas. Em soli­da­ri­e­dade, um homem cha­mado Massoud Fathipour pos­tou uma foto ves­tido como mulher (ima­gem acima). Depois dele, vários outros fize­ram o mesmo, ini­ci­ando o viral.
Segundo o site Queerty, 17 depu­ta­dos ira­ni­a­nos assi­na­ram uma peti­ção ende­re­çada ao Ministério da Justiça con­de­nando a puni­ção e afir­mando que é uma “humi­lha­ção à mulher muçul­mana”. Esse Drag Race de pro­testo é uma ótima notí­cia vinda do Irã, um dos paí­ses mais homo­fó­bi­cos e con­ser­va­do­res do mundo. Por lá, a homos­se­xu­a­li­dade pode levar à pena de morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine!