domingo, 8 de dezembro de 2013

[Postagem do Dia] O Cristianismo ataca os homossexuais?

Essa foi uma pergunta que o meu grupo recebeu para que fosse respondido, em uma palestra que ocorreu na quinta-feira passada (05 de dezembro de 2013) no Centro Cultural Banco do Nordeste na cidade de Sousa/PB, guiado por Macaco, estudante de história da UFCG, na cidade de Cajazeiras. Pois bem, unimos um pouco do entendimento de cada para que pudéssemos chegar a uma conclusão com certo grau de compatibilidade. A priori não vimos muita dificuldade em ver que a resposta seria “não”, afinal de contas o Cristianismo sempre pregou o amor, a compreensão, a compaixão, totalmente o oposto da palavra “ataque”. A verdade é que com o tempo os discursos foram modificados com o intuito de manutenção do poder. Deste modo, atualmente, pode-se observar fácil “fieis” utilizando-se da Palavra para condenar a homossexualidade. Assim a igreja cristã (bem como outras religiões, essa está sendo tratada porque foi o foco da pergunta), por meio dos seus líderes, atualmente, propaga discursos de ódio para essa orientação sexual. Tentando ir mais a fundo, começamos a procurar resposta pra tal atitude. A conclusão é que toda Instituição que exerce poder sobre o seu “povo”, apresenta-se com uma cartilha de regras, de um lado o que pode e do outro o que não pode. No momento em que os “comandantes” da igreja católica colocam a homossexualidade no polo “mal” (da dicotomia bem e mal), vão procurar fundamentos para que justifique tal posicionamento, fundamento este extraído da distorção do livro sagrado. Para tanto, construindo discursos preconceituosos e de ataque a tais práticas como: os homossexuais são depravados, os homossexuais usam drogas, os homossexuais bebem demais, os homossexuais fazem sexo demais; e, Deus disse que só existe amor entre homens e mulheres, Deus disse que o homem foi feito para mulher e a mulher para o homem, o oposto disso é pecado. Pois bem, a utilização do “pecado” e do “medo” são armas poderosas para que tais Instituições perpetuem o seu poder sobre os seus fieis e que os mesmos reproduzam de forma alienada os seus discursos. Ressaltando-se, contudo, que esta não é uma visão que engloba os cristãos em sua totalidade, mas apenas observações da prática da grande maioria. Enquanto houver necessidade de dominação e para que essa dominação seja concretizada o meio para tal seja a alienação, não apenas a igreja, como também os meios de comunicação, o mercado, dentre outras formas de poder, vão se utilizar de tais discursos.

4 comentários:

  1. Parece-me que você tem pouco conhecimento sobre as doutrinas cristãs e as pessoas cristãs.

    Primeiro, você se foca, em seu embasamento, na igreja católica. Apesar de ser a maior, ela não é a única. O cristianismo possui diversas vertentes, assim como outras religiões, algumas mais radicais do que as outras.

    Isso vem da própria natureza humana. No contexto histórico, pode-se sim afirmar que as igrejas de forma geral condenaram o homossexual, excluindo-o e colocando-o fora da sociedade ideal que pregava-se.

    Mas o mundo se reinventa. Afirmar que hoje em dia as doutrinas cristãs ataca os homossexuais é nada mais que senão um perigo! Visto que grandes filósofos e chefes das igrejas cristãs já entendem a mudança dos tempos e passam a expressar seu respeito por essas diferenças.

    E isso não acontece apenas nas hierarquias mais altas das igrejas. Hoje é normal ver fiéis gays nas igrejas, que vão com seus companheiros, comungam e não são expulsos da igreja, como você poderia afirmar na continuidade de seu texto.

    Agora, temos que entender que se é da doutrina cristã não aceitar o casamento homossexual dentro da instituição da igreja, deve-se respeitar isso também. A igreja caminha hoje para um respeito maior aos homossexuais, que é preciso, concordo, mas também é preciso respeitar os preceitos da instituição.

    O importante é todos se respeitarem e não entender as diferenças como ponto de necessária disputa.

    Culpar a religião e as igrejas dos ataques a homossexuais é um absurdo. Isso acontece devido à toda a sociedade que se construiu durante anos, que sofreu influências não só das igrejas.

    A culpa desses ataques é de toda a sociedade e hoje há sim avanço no rumo ao respeito mútuo, isso é que deve-se discutir, o respeito e não semear o ódio apontando culpados!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, o foco foi a igreja católica, porém no texto deixei claro que não excluo as outras doutrinas, que são preconceituosas (em sua maioria) tanto quanto. Realmente, o mundo se reinventa, as mudanças são a única certeza da vida, e hoje sim há muitas igrejas que acolhem os homossexuais, fato este que não deixei de mencionar no meu texto e reconheço. Porém, você está indo por um lado muito simples, tomando como exemplo a exceção enquanto eu falo da maioria. E a maioria é excludente, preconceituosa. E o ataque não se funda no fato de não poder constituir casamento, mas sim de atacar na mídia, fora dela e dentro da própria Instituição, a proibição do casamento religioso é apenas reflexo de cabeças preconceituosas e fechadas no egoísmo daqueles que estão gerindo o negócio. Será que podemos mesmo falar em respeito? "ah, você é gay, pode frequentar essa igreja", isso é respeito? Ou isso é hipocrisia disfarçada com tolerância? Ninguém aqui está atribuindo culpa à religião, mas sim às INSTITUIÇÕES DE PODER, estas que exercem dominância em relação aos seus fieis, consumidores de mercado, consumidores de mídia. São os donos do poder que atacam, massacram e lançam discursos pacificadores para disfarças a podridão que há nos seus pensamentos e atitudes. Realmente, a sociedade ataca, mas devemos perguntar "porque a sociedade ataca?" "porque a sociedade tem preconceito?", Ou será que nós nascemos já com a repugnância para com o Homossexual, Travesti, Transexual, dentre outras diversidades sexuais? Aqui não aponta-se culpados, aqui foi uma constatação baseada na opinião da autora, mas se não devemos - como você diz - semear o ódio apontando culpados porque você fala "A culpa desses ataques é de toda a sociedade"? Existe culpado para a violência, existe culpado para a falta de segurança, existe culpado para a baixa escolaridade, existe culpado para a pobreza, porque não existe culpado para o preconceito?

    ResponderExcluir
  3. Com todo o respeito, o quão envolvida você é ou já foi em movimentos religiosos?

    Eu sou católico ferrenho, entendo que a igreja tem seus problemas e preconceitos, mas também sei que a MAIORIA da comunidade cristã aceita sim o homossexual. O meu catequista, aquele que me formou na Crisma, é gay assumido e muito bem aceito dentro da própria instituição cristã.

    O próprio Papa Francisco já admitiu que os homossexuais sofrem preconceito e devem ser respeitados dentro da própria igreja. Há instituições cristãs voltadas para o homossexual.

    Não podemos levar em consideração o que vemos na mídia como maioria, temos que estudar a instituição por dentro dela. E aceitar um homossexual dentro da igreja não é hipocrisia, é respeito pela diferença. Falo isso não como um católico, cuja família é bastante cristã, mas que também tem tios, irmãos e primos homossexuais que são aceitos na família e na igreja que frequentam.

    Quando falo em não apontarmos culpados, digo que não adianta expressar um culpado apenas, como a mídia ou a igreja. Digo que a culpa é de toda sociedade porque os nossos preconceitos foram criados desde a época do Brasil Colônia, em nossa comunidade, e muito antes disso nas comunidades internacionais.

    Infelizmente, faz parte do ser humano ser ignorante, algo que só é mudado com o tempo e trabalho paciente.

    Concordo que há muito que avançar, mas discordo da sua opinião de que a igreja ataca os homossexuais. Exclua a minoria preconceituosa, e você verá os avanços que temos tido.

    Enfim, do ato de discordar é que a sociedade evolui. Pensamentos diferentes se debatem para chegar a um consenso que seja frutífero para todos.

    Muito amor...

    ResponderExcluir
  4. O título da postagem é "O Cristianismo ataca os homossexuais", a resposta ao decorrer do texto foi "não" e discorrendo que o preconceito parte das pessoas em si e não dos preceitos cristãos que pregam justamente o contrário, prega o amor. Como todo católico ferrenho com quem converso você não se faz diferente, entende como quer e distorce o quanto pode as palavras. Não vou me justificar com você em relação ao que já frequentei ou se conheço superficialmente (como você sugere) e se a mídia que se refere é a televisão, nem ela assisto há muito tempo. No mais, discutir com pessoas imperativas como você nunca me acrescentou, portanto... Desejo-lhe apenas mais amor na sua vida e uma cabeça mais aberta para 2014. Abraço.

    ResponderExcluir

Opine!