segunda-feira, 28 de abril de 2014

Pedro Gabriel, o Antônio.

“Antônio é personagem de um romance que ainda vai ser escrito. Frequentador assíduo dos bares, ele despeja seus comentários sobre a vida, suas alegrias e tristezas, em frases e desenhos rabiscados em guardanapos em grandes doses de irreverência e pitadas de poesia”.

"Antônio sou eu, com um pouquinho mais de coragem para dizer as coisas"

Pedro Gabriel em Mossoró nesta última sexta-feira (25/04)

Na última sexta-feira (25/04/2014), o escritor, poeta e publicitário Pedro Gabriel esteve na cidade de Mossoró-RN, para um bate-papo descontraído e uma sessão de autógrafos do seu livro “Eu me chamo Antônio”, o evento foi um grande sucesso, e desde já parabenizo Larissa Gabrielle Araújo, uma das organizadoras, que com maestria conduziu mais um sucesso na sua carreira, desta vez como gerente de Marketing no West Shopping Mossoró. Durante a conversa, Pedro iniciou explicando como surgiu a ideia do guardanapo:

“Essa ideia, na verdade, nasceu no final de 2012, em outubro mais precisamente, eu tava voltando do meu trabalho, na época que eu trabalhava ainda em uma agência de conteúdo online, eu sou formado em publicidade, eu lembro que era um dia muito chuvoso, e aí no Rio de Janeiro um trajeto que faço em duas horas, acabariam em cinco de ônibus e eu tava bem estressado, e aí quando eu cheguei, desci do ônibus e aí eu parei num bar e pedi um chopp e não tinha papel pra anotar, minha cabeça não para de pensar, de... de..., as vezes as ideias brotam do nada e sempre tenho um caderno para anotar e nesse dia não tinha esse caderno, único papel que tinha era uns guardanapos no bar, no balcão do bar, então eu desenhei ali as primeiras ideias, comecei a rabiscar e aí eu gostei do resultado e resolvi fotografar, e esse foi o primeiro guardanapo que eu criei”

Ele gostou tanto da ideia que acabou jogando na rede social “tumblr” as suas obras, que com pouco tempo já ganhou uma grande repercussão, logo depois fez a sua página no facebook e mais recentemente no instagram. E, atualmente, a partir da editora Intrinseca publicou o seu livro, e toda semana (nas terças) escreve em uma coluna no site.



Há pouco mais de um ano, o blog fez a sua primeira postagem a respeito do “eu me chamo antônio”, na época a página do facebook tinha apenas 75 mil curtidas, hoje ultrapassando a faixa de 700 mil. Nesta época, o Pedro Gabriel, seu criador, ainda era uma figura que permanecia longe dos holofotes, para ele o que importa nunca foi o seu rosto, não é de relevância alguma se ele é homem ou mulher, branco ou preto, magro ou gordo, o seu intuito desde sempre foi de mostrar a sua arte de forma verdadeira, sincera e deste modo poder tocar as pessoas, enquanto for assim ele permanecerá produzindo. E, assim sendo, conseguiu invadir e cativar todo o Brasil, independente de gênero, idade ou classe social. Antônio é o personagem de todas as tribos, pois ele fala por todos, diante das suas dores, amores e dissabores.



O autor tem influências literárias como Leminski e Manuel Bandeira, na música é apaixonado por Cartola, e deixa transparecer em suas obras todos esses alicerces artísticos. E sabe o quão difícil são esses e tantos outros artistas atingirem do mais jovem leitor ao de mais idade, estamos em uma época de constante mudança, de momentos, de dias turbulentos, o mercado acelerou a vida do homem contemporâneo, mas a arte de Pedro se encaixa perfeitamente nessa realidade, ele não apenas escreve lindas poesias, elas são acompanhadas de pinturas e sonoridade o que a deixa muito mais atrativa diante do cansaço diário e o pouco tempo para a leitura, ou até mesmo o desinteresse, não precisa ser amante da poesia para se apaixonar pelos guardanapos de Pedro Gabriel, eles nos encantam, provocando o amor à primeira lida.

Redes sociais do "Eu me chamo Antônio":

Reportagem especial do Jornal de Fato: Revista de Domingo

Primeira postagem do Acompanha Café? sobre: Eu me chamo Antônio

Para os que desejam ter acesso ao áudio do bate-papo é só baixar na minha página do 4shared: Link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine!