quarta-feira, 24 de junho de 2015

[Postagem do Dia] Por que estudar "gênero" é importante?

Os estudos de gênero têm o seu impulso com o movimento feminista, que fez emergir diversas outras questões, como é o caso do machismo, do patriarcado, da divisão sexual do trabalho, dos preconceitos, da violência contra a mulher, da visibilidade LGBT, dentre outros assuntos. Deste modo, estudar gênero não é apenas compreender o ser humano, mas sim compreender este ser humano inserido em diversas relações que já estão ou são construídas. Ultrapassando a falsa ideia de que se limita apenas ao empoderamento feminino.

"Gênero" exerce um poder muito maior do que se possa imaginar, talvez por isso o seu estudo seja tão temido por determinados grupos sociais. Estudar gênero e compreendê-lo, é também compreender o homem, a mulher, e as construções sociais que lhe são impostas e norteiam toda a sua vida.

O estudo de gênero proporciona uma arma extremamente temida: o questionamento. Por que é atribuído às mulheres o instinto maternal? Por que o homem tem que provar constantemente a sua masculinidade? Por que para o homem é “normal” trair? Por que o gay é considerado uma abominação? Por que há uma determinação de vestuário, comportamento e relacionamento? Por que a mulher jogadora de futebol não é tão aplaudida quanto o homem jogador de futebol? Por que as mulheres estão em bem menos quantidade na política? Por que os homens sensíveis são discriminados? Por que somos chamados de homens e de mulheres? Por que há uma polarização de gênero? Por que há uma separação de sujeitos? Por que há hierarquização de pessoas?

Está vendo?

É perigoso questionar, por isso é temido o estudo de gênero. No momento em que o sujeito cresce sabendo do que se trata a sua existência e questiona o que lhe é imposto ele detém uma arma que pode quebrar um sistema vigente e lucrativo. E por esse mesmo motivo que o estudo é tão necessário, para que os indivíduos cresçam sabendo em que mundo vivem e com total capacidade de colocar abaixo o preconceito, a discriminação, o discurso de ódio e, consequentemente, a violência e a morte.


Diga sim para a implementação do estudo de gênero nas escolas. Não é uma doutrinação. Não é uma apologia. É conhecimento. É quebra de preconceito. É necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine!