segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ditadores podem doar sangue, homossexuais não, diz campanha

Campanha contra lei que impede homossexuais de doar sangue no Brasil

Do AdNews

Um exemplo declarado de preconceito no Brasil é a lei que proíbe homossexuais de doarem sangue. Mesmo com dados que evidenciam o baixo número de doações, o Ministério da Saúde mantém a Portaria 2712, que restringe homens que poderiam ser potenciais doadores apenas por que mantiveram relações com outros homens no período de 1 ano, mesmo que estas pessoas tenham feito sexo de forma segura com o seu parceiro.

No primeiro semestre deste ano, uma campanha da All Out, movimento global de defesa dos direitos LGBT, chamou a atenção para os cerca de 18 milhões de litros de sangue que o Brasil desperdiça ao ano por puro preconceito.

Agora, a ONG Bandeiras Brancas, movimento que cria ações de comunicação em prol da paz, também denuncia o parágrafo considerado preconceituoso da Portaria do Ministério da Saúde em busca de criminalizar os hemocentros que não aceitarem o sangue de homossexuais que sempre mantiveram relações seguras.

Para que o projeto alcance 20 mil assinaturas e possa ser encaminhado à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, foi criado um vídeo de impacto, mostrando que de acordo com tal parágrafo, o comportamento agressivo de diversos ditadores se enquadraria para doação de sangue, enquanto o dos homossexuais, por puro preconceito, não.

O Brasil desperdiça cerca 18 milhões de litros de sangue ao ano por preconceito. Em 2014, apenas 1,8% da população brasileira doou 3,7 milhões de bolsas. O ideal da ONU é que 3 a 5% da população de um país seja doadora.

“Esta medida do Ministério é totalmente preconceituosa, já que com exames mais avançados, é possível diagnosticar um sangue saudável em 10 dias”, afirma Álvaro Carvalho, co-criador da campanha.

“Em nosso vídeo, queremos causar o impacto necessário para que os usuários acessem o site do Senado com nossa proposta e apoie. Não interessa se a pessoa é boa, má, corrupta ou não. Só teremos um primeiro passo caso consigamos os 20 mil apoios”, completa Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine!